Rede Estadual de Museus do RJ tem acervo de 70 mil peças

sexta-feira, 7 de março de 2008


Pesquisando encontrei esse artigo sobre os museus do RJ que achei muito interessante, pois já que temos que visitar e conhecê-los, melhor já saber de alguns.

Ricos em diversidade, os museus do Estado do Rio de Janeiro têm muitas histórias para contar. A rede tem coleções com cerca de 70 mil peças e documentos sobre história, política, sociologia, direito, esportes e cultura. Em 2008, a Diretoria de Museus, da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, pretende criar novos perfis para as unidades administradas pelo governo.

Segundo a diretora de Museus, Márcia Bibiani, o plano de gestão museológica inclui treinamento das equipes técnicas, capacitação de recursos e implantação do sistema estadual de museus.

– O Rede de Museus, que consiste na digitalização e reprodução dos acervos documentais presentes nas unidades, é um dos projetos mais importantes elaborados para este ano. As primeiras etapas do programa terminam em abril e o site será lançado no final do mês de maio. Nossa pretensão é fazer com que o banco de dados seja acessado também fora do país - explicou.

O município do Rio abriga os museus do Primeiro Reinado, Carmen Miranda, dos Teatros e dos Esportes. Em Niterói, acervos de grande valor para o patrimônio cultural e histórico podem ser apreciados na Casa de Oliveira Vianna e nos museus de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro e Antônio Parreiras. A Casa de Casimiro de Abreu, construção do período colonial, fica em Barra de São João, na Região dos Lagos. No município de Cantagalo, na Região Serrana, funciona a Casa Euclides da Cunha, que guarda raridades do escritor e jornalista.

Em 180 anos de existência, o palacete da Marquesa de Santos, que foi transformado no Museu do Primeiro Reinado, apresenta em seu ambiente romântico parte da história do período inicial do Império no Brasil. Além da exposição permanente, a casa desenvolve programas sociais importantes para o estado. O principal acervo do museu, que é visitado mensalmente por cerca de 300 pessoas, é a própria casa. O conjunto de obras é formado por 632 peças tridimensionais como móveis, pinturas e gravuras.

Para restaurar o Solar será necessário um investimento de cerca de R$ 9 milhões. O espaço está inscrito para aprovação da Lei Rouanet, que concede desconto no imposto de renda às empresas que patrocinam ou apóiam projetos culturais. Nova museografia e exposições estão entre os programas desenvolvidos para 2008.

O Museu Carmen Miranda está sendo reestruturado e planeja promover grandes eventos para levar ao conhecimento do público a importância da cantora e atriz para a cultura brasileira. O conjunto de bens patrimoniais do local é diversificado. No acervo de 3.500 itens está incluído fotografias, roteiros, discos originais, adereços, indumentárias, arquivos audiovisuais e objetos pessoais da Pequena Notável.
A unidade pretende implantar também uma nova museugrafia, iluminação, climatização, ambientes expositivos, reprodução fotográfica, além de adaptar um espaço para visitação escolar.

O estado também tem espaços dedicados às artes cênicas e ao esporte. No Museu dos Teatros do Rio de Janeiro, o público pode apreciar fotografias e objetos pessoais de artistas, músicos e bailarinos. A instituição, que receberá uma exposição sobre a artista Chiquinha Gonzaga, tem um acervo de 36 mil materiais. O Museu dos Esportes é uma ótima opção para os fãs de várias modalidades esportivas. O local reúne documentos, fotografias e peças históricas, como a bola do milésimo gol de Pelé.

A Casa de Casimiro de Abreu, onde viveu o poeta, está sendo restaurada e deve ser entregue aos moradores do município de Barra de São João até o mês de junho.

Único centro cultural da cidade de Cantagalo, a Casa Euclides da Cunha possui 227 objetos pessoais do escritor e jornalista. Documentos raros relacionados à Guerra de Canudos, que foram utilizados para a produção do livro Os Sertões, também estão em exposição.

– As casas de Euclides da Cunha e Casimiro de Abreu são importantes e representam a cultura do estado do Rio de Janeiro. Todos esses patrimônios merecem atenção internacional – declarou Bibiani.

A casa onde morou o jurista Oliveira Vianna é visitada por admiradores das artes plásticas. O museu possui móveis e artigos da década de 50, além de uma biblioteca com mais de 15 mil volumes de publicações, manuscritos e correspondências.

O Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro oferece um acervo formado por 4,8 mil peças. O espaço reúne mobiliários, artigos de artes plásticas do período moderno e documentos sobre a história social e política do estado.

Primeiro local dedicado a um único artista, o Museu Antônio Parreiras, em Niterói, abriga cerca de 800 obras do pintor e desenhos de artistas do século XIX e XX. Em 2008, a unidade apresentará exposições temporárias, oficinas e encontros.

Para Márcia Bibiani, as coleções reunidas nos museus administrados pelo estado possuem interesse artístico, histórico e técnico.

– A função social das nossas instituições é cada vez mais ampliada. Os museus guardam a memória da população carioca através de coleções fantásticas – disse a museóloga.

Fonte: Jornal Correio do Brasil
► Leia mais...

Exposição portuguesa traz documentos inéditos ao Brasil


Mostra foi montada em Portugal no ano de 2004.
Documentos originais estão vindo pela primeira vez ao País.

A exposição ficará aberta ao público de sexta-feira (7) de março a 30 de maio, das 8h às 18h. A entrada é franca. O Arquivo Nacional do Brasil fica no prédio da Casa da Moeda, um dos mais tradicionais da história do país. O endereço é Praça da República, 173 - Centro. Tel. (21) 2179-1273.
► Leia mais...