Resumo da aula do dia 6/3/08 de História Antiga Oriental

sábado, 8 de março de 2008


Na comunidade aldeã não tem especialistas -> característica de comunidade aldeã são todos fazerem tudo
A terra é coletiva e a produção é distribuida igualmente por toda comunidde -> não precisam de um poder central -> é o tipo de comunidade mais simples
Somente o ancião familiar que organiza sua família

Processo de urbanização:
Houve crescimento dentro da comunidade aldeã, mas não justifica a urbanização e sim a migração em função do aumento substancial de alimentos.
As primeira cidades são as organizações proto-urbanas
Cidade-estado -> Comunidade aldeã (CA) -> não vai desaparecer -> será incorporada pelo novo espaço social que é a cidade ( que é mais complexa, mais poderosa )-> vai deixar de ser de subsistência para produzir um excedente para a área urbana -> há uma imposição através do tributo da CA para a cidade-estado.
A estrutura interna da comunidade praticamente não muda, mas a econômia deixa de ser de subsistência
Sem cunhagem de moedas -> proto monetária - troca de objetos, sementes (principalmente trigo e cevada), siclos (pequenos lingotes) de prata. Comércio de grande vulto, nacional e internacional. Moeda não tem nem no Egito e nem na Mesopotâmia.
Na cidade-estado a primeira forma de poder na Mesopotâmia era o templo -> ficam no centro da cidade porque era o mais importante.
Sempre haverá uma divindade que vai proteger a cidade
Na antiguidade não se separa religião e poder
O governante era o sacerdote
Depois vem o palácio

Tempo + Palácio = Grandes Organizações
-> Sacerdote -> eles eram os representantes das divindades
-> função religiosa e econômica -> poder político/administrativo

Então:
Se as terras eram das divindades, e os sacerdotes (Templos) eram os representantes dos Deuses, os sacerdotes administravam as terras e a produção para os Deuses
(construção ideológica)

O Templo armazena e redistribui a produção

-> Cultura urbana: especialização profissional, poder central, estratificação social ou classes sociais (pq tem especialistas), escrita (surgiu no 3º milênio)

A escrita não é determinante para se 'fazer' história
Arte informativa -> além do efeito meramente decorativo, ela passa também uma informação
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Resumo da aula do dia 4/3/08 de História Antiga Ocidental


Cargo público na Grécia antiga não é remunerado, o grego pensa no grupo.
O sentido de bem estar coletivo era o mais importante numa pólis grega, noção de conjunto, não existe individualismo.
Obedecer a lei é ser um bom cidadão, com moral e ética, senão cai em desordem.
Excluídos da cidadania:
- escravos: objetos, nunca eram considerados cidadãos, eram prisioneiros de guerra
- estrangeiros: não nasceu no território, nunca será cidadão
- mulheres: eram consideradas seres inferiores, os responsáveis por elas eram o pai, marido, filho mais velho. O chefe da família se chamava curio.
Deusas e sacerdotisas são respeitadas na antiguidade (não eram cidadãs, mas tinham mais respaldo da lei
As sacerdotisas eram as intermediárias entre o ser humano e o divino
As divindades são criações mitológicas, imaginárias -> divindades pagãs
Panteon -> onde se colocam todas as divindades
As religiões pagãs são politeístas
Vestais _> sacerdotisas que não deixavam o fogo do templo se apagar - Culto a Vesta ( deusa do fogo Romano )
A partir de 14/15 anos um menino passava a ser considerado cidadão romano - ele deveria constituir família.
Era esperado do cidadão grego constituir família e gerar filhos. Caso ele não o fizesse até os 30 anos pagava uma multa.
Gineceu - espaço na casa exclusivo das mulheres. As mulheres gregas e filhos jamais faziam as refeições junto com o marido, as romanas podiam
Androceu - espaço masculino
O homem grego confina a mulher dentro do gineceu, reprime demais a mulher, os homens eram os seres superiores, o objetivo do casamento era somente gerar herdeiros homens, nunca o prazer e o amor. O casamento era um contrato com objetivo de produzir um herdeiro e um interesso econômico. O grego considerava amor, a paixão e o erotismo um sentimento nobre e o homem grego nunca poderia amar uma mulher (que ele considerava um ser inferior, como um animal), da negação extrema surge o homossexualismo, começando a se relacionar entre si (seres superiores), sem nenhuma concepção de que era errado.
- Ritual de passagem -> jogo erótico e a partir daí o jovem era considerado um cidadão -> esse ritual era um mestre "caçar" os efebos (jovens)
- As religiões pagãs são muito materialistas, existia moral
O homossexualismo masculino fazia parte da educação grega, o errado era não fazer
O casamento era monogâmico, mas o homem poderia ainda ter uma cortesã e uma concubina, na realidade ele era bissexual.
Flhos de cortesãs e comcubinas eram filhos ilegais.
O caso grego era excessão quanto a homossexulismo no mundo antigo.
Quando Roma 'toma' a Grécia, passa a tolerar o homossexualismo.
Ágora -> praça pública
Concubinas e cortesãs normalmente eram estrangeiras ou prostitutas
Lesbos -> Ilha grega -> era isolada do continente e habitada somente por mulheres
Sacerdotisas do culto a Dionísio - elemento principal - beber o Deus (o vinho) - se liberavam
São casos não comprovados de homoxessualismo feminino
Era permitido sacrifício de animais e poderia também ter sacrifícios de humanos.
Embora a Grécia vença a guerra Pérsa, ela sai enfraquecida e Esparta ganha e implanta a oligarquia.
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II Seminário de Filosofia Antiga


Linguagem: Mito, retórica e filosofia

De 05 a 09 de maio de 2008

Rua S. Francsico Xavier, 524 - Maracanã / RJ
Prédio João Lyra Filho, Bl. A, 9º andar, sala de RAV 94
Organização: Profª. Drª. Izabela Bocayuva
Inscrições Abertas de 15/1 a 5/4/08
tel: 21 25877295

www.nea.uerj.br
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Leitura, interpretação e produção de Texto I - Trabalho


Responder ao problema da página 15 da unidade 2 para dia 10/03/08.
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