Revista Temáticas (UNICAMP) - Chamada de artigos

segunda-feira, 1 de março de 2010


Informações: http://revistatematicas.blogspot.com/

PENSAMENTO CONSERVADOR E MODERNIDADE

CHAMADA DE ARTIGOS

Michel Goulart Silva (org.)

Este dossiê tem como objetivo reunir artigos e ensaios teóricos, pesquisas empíricas e resenhas, que tratem das diferentes manifestações do pensamento conservador a partir do século XX, no Brasil e em outros países, sob o enfoque das Ciências Sociais e da História.

Serão aceitos trabalhos dedicados às questões relacionadas aos fascismos na Europa e na América Latina, às diversas manifestações de racismo, incluindo-se o anti-semitismo, às ditaduras latino-americanas, ao imaginário anticomunista, aos fenômeno neonazistas e seus congêneres pelo mundo.

Prioritariamente, serão aceitos trabalhos que relacionem, no plano teórico e empírico, a modernidade sociológica ao pensamento político conservador, bem como aqueles que questionem a correspondência entre ambos.

Os trabalhos devem ser encaminhados ao organizador do dossiê, Michel Goulart Silva, pelo e-mail michelgsilva@yahoo.com.br , até 31 de maio de 2010.


Normas de Publicação:
http://revistatematicas.blogspot.com/2008/03/revista-temticas-publica-trabalhos.html
► Leia mais...

Aeronáutica entrega arquivo secreto dado como destruído.


Aeronáutica entrega arquivo secreto dado como destruído. 'Estado' teve acesso a papéis inéditos da ditadura militar

A Aeronáutica entregou, no início do mês, arquivos secretos que produziu durante a ditadura militar. A própria força aérea tinha informado antes que esses documentos haviam sido destruídos. Após quatro anos de pressão do governo, a Aeronáutica ainda resistiu a transferir os documentos para o Arquivo Nacional e não aceitou que a entrega fosse feita por civis. Oficiais de alta patente comandaram a transferência, sob a proteção de soldados. Em fase de catalogação, o acervo não está disponível para consulta, mas o Estado teve acesso a ele. O lote é formado por 189 caixas, com cercas de 50 mil documentos. Há indícios de que papéis importantes tenham ter sido retirados antes da entrega. (O Estado de São Paulo)

Fonte: site do jornalista Fernando Vieira
► Leia mais...